<%@LANGUAGE="VBSCRIPT" CODEPAGE="1252"%> GESSO CHAVES
Ingles Espanhol   Language
Quem Somos
Produtos
Representantes
Notícias
Área Restrita
Contato
 

 
  A NOVA ERA DO GESSO NA CONSTRUÇÃO 
 
Já é certo que o gesso além da praticidade gera maior rendimento e menor desperdício na construção. Isto, no entanto quando aplicado de forma fora das especificações ou de forma erronia, este produto pode reverter suas vantagens, fazendo com que este gere uma grande perda e cause danos irreversíveis ao revestimento e(ou) acabamento da parede.
Isto gera uma grande preocupação nas construtoras fazendo com que percam a confiança na qualidade do gesso, quando na verdade é a construtora que está provocando a falta de qualidade no revestimento e não o gesso. Uma das principais ações que devemos fazer é nos aperfeiçoarmos na utilização desta nova tecnologia, por meio de cursos, palestras e livros ou panfletos explicativos sobre a melhor forma de utilizarmos este produto nobre, ou pelo menos nos preocuparmos em contratar pessoas que saibam o que estão fazendo, afinal de contas saí muito mais caro ter uma parede defeituosa do que pagar um pouco a mais por um serviço bem feito. Outro fato que preocupa as construções em gesso é a aceitação
negativa do mercado em prédios construídos com paredes de gesso ou até mesmo com paredes revestidas de gesso, ora sempre recuamos quando nos deparamos com algo que não conhecemos, más após nos familiarizarmos com o que antes nos assustava e vermos suas vantagens e desvantagens acabamos por preferir a nova tecnologia, até porque se não fosse vantajoso às pessoas não estariam preocupadas em se informar, a prova disto é que algumas pessoas acreditam que se você molhar uma parede revestida com gesso o revestimento escorrerá, algo que jamais acontecerá. Mas quando uma nova tecnologia aparece à tendência é que a tecnologia antes utilizada entre no esquecimento. Um caso pratico são os tubos de PVC, quando foram lançados pela Tigre ainda se utilizava tubos de aço nos encanamentos, na época todos temiam que o tubo não resistisse ou furasse. Más, quem utiliza encanamentos de aço em construções civis hoje em dia? Foi simplesmente esquecido. O mercado descobriu suas vantagens assim como ainda vão descobrir as vantagens das novas tecnologias de hoje como é o caso da manta de polietileno expandido, do PEX, dos blocos de gesso, do dry wall, revestimentos de gesso, etc.
Voltemos a falar do gesso. É sabido que existem quatro tipos de gesso para a construção atualmente, que são o gesso fundição, o gesso revestimento, o gesso projetado e o gesso cola.
O gesso fundição é um gesso que possui uma pega rápida em torno dos cinco minutos ele já deve estar seco, muito utilizado na fabricação de blocos, placas, sancas e peças de decoração.
O gesso revestimento é caracterizado por ter uma pega mais lenta em torno de quarenta minutos para permitir maior manuseio na hora de sua aplicação, utilizado em revestimentos para paredes, tanto reboco quanto acabamento.
O gesso projeção tem a mesma finalidade do gesso revestimento, sua única diferença encontra-se na hora da aplicação, onde o revestimento é aplicado manualmente e o projeção é projetado por meio de uma maquina e possui um tempo de pega em volta de uma hora e meia, sua grande vantagem esta no tempo reduzido da aplicação, numa perca de material ainda mais reduzida e na limpeza do ambiente de trabalho (este suja bem menos que os outros).
O gesso cola possui componentes que faz ele funcionar como o próprio nome, ou seja, como uma Cola. Este possui uma pega em torno de uma hora, utilizado na colagem de blocos de gesso ou cal e na colagem de dry wall.
É necessário nos empenharmos na utilização destes quatro tipos de gesso em seus respectivos usos, pois quando formos capazes de utilizar essa nova tecnologia teremos todos a ganhar, a construtora sem perda e com tempo de construção reduzido, o cliente com um apartamento pratico e moderno livre para qualquer modificação com baixo custo e sem sujeira.
 

 

          Copyright © 2003-2004 Gesso Chaves. Todos os direitos reservados.